terça-feira, 26 de março de 2013

Relato da entrevista/CSQ 2013

Vou relatar aqui como foi minha entrevista para obter o CSQ que ocorreu dia 19/03 no Rio de Janeiro.

A entrevista foi no hotel Regina no Rio, marcada para as 11:00 hrs, enquanto aguardava na sala de espera, encontrei um casal da Argentina que iria fazer no dia seguinte a entrevista, pediram para a BIQ para realizar a entrevista no Brasil pois na Argentina não tinha previsão de entrevistas ou missões como eles chamam, pois bem, quando vi o casal Felipe e Fernanda do Blog Diário imigrante saindo do elevador, sabia que minha hora tinha chegado, fiquei aguardando até que a Mme Geloso apareceu e me chamou. No caminho ate a sala de entrevista ela perguntou quantas horas por dia eu estudava francês, onde eu estudei, de onde eu era...sem segredo apenas "oui" e as respostas básicas de nível A1.
Quando chegamos na sala, ela explicou como seria a entrevista e que usaria um sistema de pontos ( o mesmo que já conhecemos ), começou pedindo o passaporte, tenho um visto de turismo americano, então ela perguntou se já tinha ido ao Estados Unidos, pediu o diploma da faculdade, disse que tinha do ensino médio também, então ela pediu pra ver, depois passou para a comprovação de trabalho, pediu os holerites e a carteira de trabalho, não tenho carteira de trabalho assinada, então tive que explicar isso.

Perguntas que foram feitas para mim:

Como você conheceu o processo de imigração?
Por que você quer imigrar? Não seria mais fácil mudar de estado? (Isso devido minha resposta)
Como você ira se manter no Quebec?
Sua profissão é regulamentada?
Já entrou em contato com a ordem que regulamenta sua profissão?
O que vc devera fazer para validar seu diploma?
Fez algumas perguntas em relação a minha profissão com um ar de curiosidade mesmo, e depois uma conversa sobre o sistema de saúde do Quebec, que ela disse que não anda nada bom, aliás, ela disse que horrível se no caso não é uma emergência, enfim...também falou que o Quebec esta mudando e não para melhor...fiquei sem palavras.
Em um momento especifico da entrevista que ela perguntou como ganharia dinheiro, se não podia trabalhar na minha área ate validar meu diploma, então mostrei algumas vagas de emprego, ela fez uma cara que eu traduzi assim:

"O pessoal sai daqui com uma profissão para trabalhar de qualquer coisa lá"
Mas logo ela desabafou: O Quebec precisa muito de profissionais qualificados, mas o governo não ajuda os imigrantes a validarem seus diplomas, o governo ajuda o imigrante se integrar no Quebec, mas em relação a ordem das profissões e validação de diploma eles não fazem nada! Isso complica a colocação do profissional no mercado, pois tem que que passa anos tentando validar o diploma"

Ela estava indignada!

Enfim...

Resumindo,

A entrevista fluiu mais como uma conversa, ela foi muito simpática comigo, meu francês desapareceu!!! Hahaha ainda bem que ela falou mais do que eu, realmente tive que falar pouco, e no pouco que eu falei dei umas derrapadas no francês e no meio da conversa ela já tinha impresso meu CSQ...ai relaxei e fiquei tranquilo ela disse que não tinha motivos pra me negar o CSQ e me deu um "F" e disse para me preparar bem para chegar no Quebec, pois o processo de imigração começava naquele momento, esse tempo de espera do visto canadense é quando temos que nos preparar para a imigração.

É isso...foi mais tranquilo do que eu pensei, só fiquei triste pelo meu francês não ter fluido como eu gostaria, mas não atrapalhou em nada ( no meu caso!! ), quando terminou eu pedi desculpa pelo francês e disse que estava nervoso, ela sorriu e disse:

"Não sei porque todo mundo fica nervoso, é apenas uma entrevista"

E soltou outro sorriso de orelha a orelha, bem descontraído mesmo super tranquila.

É isso.




10 comentários:

  1. Meus Parabéns pela conquista do CSQ!!
    Ainda falta um longo caminho, que na verdade deveria ser o mais curto, vai entender...
    A sua profissão é complicado trabalhar no Canada?

    Att,
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha profissão assim como todas que são regulamentadas, há uma series de passos a serem seguidos até a equivalência e o problema é o tempo que voce precisa esperar para isso acontecer, fazer o exame da ordem, fazer teste de frances, aulas complementares, tudo isso leva um tempo. Eu acredito que vou ficar pelo menos um ano e meio sem trabalhar na area...mas espero que não.

      Excluir
  2. Parabéns por essa conquista. Agora é só aguardar o tão esperado dia chegar. Também sou tecnólogo e pretendo brevemente encarar essa jornada, pois vejo que o Canadá ta muito mais próspero que aqui (que só querem nos registrar como técnicos). Quantos anos de experiência você se "auto esperou" para dar entrada no processo?
    Abraço e meus parabéns novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a situação dos tecnólogos aqui é complicada ainda mais com os Biomédicos pegando o maior pedaço do bolo, que é a ressonancia e tomografia( pelo menos em São Paulo). Me formei em 2008, desde então trabalho com RM e TC, quando vc vai aplicar o processo tem que ter alguns anos trabalhados na area de formaçao ( não me lembro quantos anos), descobri o processo do Quebec em 2011 logo depois já comecei os estudos de francês. O tempo que eu esperei para dar entrada no processo foi só conseguir um nível bom de francês para fazer o TCF-Q, ja que trabalhava na area ja fazia algum tempo.

      Excluir
  3. Olá, minha profissão assim como todas que são regulamentadas, há uma series de passos a serem seguidos até a equivalência e o problema é o tempo que voce precisa esperar para isso acontecer, fazer o exame da ordem, fazer teste de frances, aulas complementares, tudo isso leva um tempo. Eu acredito que vou ficar pelo menos um ano e meio sem trabalhar na area...mas espero que não.

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom ver os relatos de que a entrevista flui como um "bate papo", mas na hora mesmo, a gente fica nervoso, não tem jeito. Foi desse jeito no meu DELF e no TCF e tenho certeza que quando chegar minha vez será mais ou menos assim. A minha esperança é a seguinte: pelo fato de eu ter feito o TCF e o DELF, eu já estar mais ou menos preparado para uma entrevista em francês..
    Mas no mais, parabéns cara, sabe que torço bastante pra ti...

    ResponderExcluir
  5. Salut... Merci pour nous visiter dans notre blog: http://ferynanicanada.blogspot.com.ar/ Est que tu as déjà envoyé les papiers au gouvernement federal?

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!
    Notamos que nosso selo ainda não foi inserido em seu blog.
    Caso vocês tenham interesse que o seu blog continue listado no "GALERA DO PROCESSO" pedimos que seja inserido. Você pode encontrar o link para nosso selo em: http://galeradoprocesso.blogspot.com.br/p/divulgacao-do-site.html
    Caso não tenham interesse, podem nos enviar um e-mail para nosaquinocanada@live.ca com o endereço do seu blog e a palavra SAIR que providenciaremos o descadastramento.
    Agradecemos desde já.
    Abraços,

    Alfredo.
    http://galeradoprocesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Como está o processo ? Já enviou o federal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja terminei meu processo ano passado mesmo, recebi meu visto em setembro, ja estou embarcando para Montreal na proxima semana

      Excluir